A colheita da safra de soja 2018/19 atingiu 67% da área cultivada no Brasil na quinta-feira passada, 21, em comparação com 63% na semana anterior, 65% no mesmo período do ano passado e 63% na média de cinco anos, informou a consultoria AgRural em boletim semanal. "Os trabalhos avançam em ritmo mais lento já há algumas semanas por causa das chuvas que caem em boa parte do País", avalia a AgRural.
Mato Grosso é o Estado com colheita mais avançada – com 99% da área colhida, os trabalhos já estão praticamente encerrados. Em Mato Grosso do Sul, onde a colheita alcançou 98% da área cultivada, a situação é parecida. Rondônia (95%), São Paulo (94%) e Goiás (92%) também estão com a colheita próxima do fim. Em contrapartida, o Paraná está atrasado em relação ao ano passado por causa das chuvas – na última quinta-feira, 72% da área estava colhida.
+ Colheita de soja atinge 63% da área plantada no Brasil em 2018/19, diz AgRural
+ Após chuvas, AgRural revisa para cima projeção para a safra de soja
"Há relatos de excesso de umidade em lotes recém-colhidos e casos pontuais de grãos avariados no norte do Estado, onde a colheita já está entrando na reta final. No Sul, onde a colheita é mais tardia, ainda não há queixas de perda qualidade", diz a AgRural.
A estimativa atual da entidade para a produção de soja na safra 2018/19 é de 112,9 milhões de toneladas, 8,5 milhões de toneladas a menos do que poderia ser produzido se não fosse o tempo quente e seco em dezembro e janeiro, que afetou principalmente os Estados do Paraná e de Mato Grosso do Sul. A próxima revisão será feita na primeira quinzena de abril, com foco nos Estados do Matopiba e do Rio Grande do Sul, que têm calendário mais tardio.
Curte o conteúdo da Globo Rural? Ele também está no Globo Mais. Nesse aplicativo você tem acesso a um conteúdo exclusivo e às edições das melhores publicações do Brasil. Cadastre-se agora e experimente 30 dias grátis.
Source: Rural
Source: Import Rural