Representantes do setor produtor de arroz no Rio Grande do Sul apresentaram na sexta, 8, suas principais demandas para o governador do Estado, Eduardo Leite, informou a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do RS, em nota.
As três principais reivindicações estão ligadas à equalização do valor cobrado pelo ICMS, a investimentos no Porto de Rio Grande e à modernização do Instituto Rio-Grandense do Arroz (Irga).
Participaram da reunião, além do governador, o secretário da Agricultura, Covatti Filho, e o superintendente do Porto de Rio Grande, Fernando Estima
+ Conab fará levantamento de estoques privados de arroz no Sul do País
+ Produtores de arroz terão R$ 500 mi para financiar estocagem e comercialização
Do lado dos produtores, representantes do Sindicato da Indústria do Arroz do Estado do Rio Grande do Sul (Sindarroz-RS), da Federação das Cooperativas de Arroz do Rio Grande do Sul (Fearroz) e da Cooperativa Rizícola Pitangueiras (Coripil) defenderam a equalização das alíquotas do ICMS.
Quanto ao Porto de Rio Grande, os empresários reivindicaram investimentos no terminal da Companhia Estadual de Silos e Armazéns (Cesa) voltados ao setor arrozeiro.
Sobre o Irga, o governador gaúcho informou à cadeia produtiva que pretende decidir nos próximos dias quem ficará à frente do instituto e que o escolhido terá a responsabilidade de cumprir com a demanda apresentada pelas entidades.
Curte o conteúdo da Globo Rural? Ele também está no Globo Mais. Nesse aplicativo você tem acesso a um conteúdo exclusivo e às edições das melhores publicações do Brasil. Cadastre-se agora e experimente 30 dias grátis.
Source: Rural
Source: Import Rural