A expansão da área com soja em São Paulo fez com que a cultura seja a principal no plantio da safra 2017/18 no Estado. Segundo o Instituto de Economia Agrícola (IEA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, a área com a oleaginosa alcançou 958,5 mil hectares, superando a lavoura de milho primeira e segunda safra, que totalizaram 904,4 mil hectares. Em 2019, devem ser cultivados no Estado, segundo o IEA, 1,052 milhão de hectares com soja, aumento de 7% ante 2018. A produção prevista é de 3,536 milhão de toneladas, 6,1% superior.
+ Valor da produção agropecuária cai 1,1% com perda de R$ 5,995 bi
+ China impõe barreira a frango brasileiro com tarifa de 32% por cinco anos
"A sojicultora exerce papel importante na dinâmica de concorrência por área em virtude da elevada liquidez nos mercados doméstico e internacional do grão, o que consiste em estímulo no processo de substituição das culturas", disse Marisa Zeferino, pesquisadora do IEA, em nota. "Além disso, a possibilidade de ser cultivada em áreas de renovação da cana-de-açúcar constitui fator a mais para a expansão dessa atividade agrícola no Estado de São Paulo."
Curte o conteúdo da Globo Rural? Ele também está no Globo Mais. Nesse aplicativo você tem acesso a um conteúdo exclusivo e às edições das melhores publicações do Brasil. Cadastre-se agora e experimente 30 dias grátis.
Source: Rural
Source: Import Rural