Perder um touro do porte de Hotu Soledade, da raça Senepol, é uma perda irreparável para a pecuária brasileira. Nascido em 2010, Hotu, de propriedade do selecionador Ricardo Pereira Carneiro, da mineira Uberlândia, produziria pelo menos mais 25 mil doses de sêmen e valia R$ 250 mil. Ele já havia produzido cerca de 50 mil doses, segundo Cristiano Leal, gerente de corte europeu da CRV Lagoa, que fica em Sertãozinho, interior de São Paulo, onde o animal ficava alojado. Lamentando bastante, Leal conta que Hotu era uma referência em termos de produção de carne. Touro moderno, de acordo com as exigência do mercado atual, ele foi campeão da prova de performance da empresa em 2011. “Ele se destacou em todas as características de desempenho”, ressalta Leal.
Siga a Globo Rural no Instagram
A prova tem duração de 90 dias e quem a vence tem seu nome inscrito na relação dos melhores reprodutores do Brasil. “São avaliados peso, gado de peso diário, carcaça, espessura de gordura”, e outras características de valor econômico e que definem um grande e moderno raçador.
+ Empresas lançam primeira franquia de touros no país
A prova tem início logo na pós-desmama do touro. Ela avalia e avaliza os animais que irão produzir carne, informa Leal. E que são capazes de transmitir essas características, complementa. “Hotu Soledade tinha um elevadíssimo conceito no nosso portfólio”, enfatiza o gerente.
+ Carne bovina: exportação em 2018 deve crescer 7,4% para US$ 6,4 bilhões
A raça senepol tem crescido aceleradamente no Brasil nos últimos anos. Ela é bastante usada nos cruzamentos industriais com os zebuínos (principalmente o nelore) no inclemente clima tropical brasileiro, como em Mato Grosso, onde o calor impera e o Estado é o que possui o maior rebanho bovino do país.
+ Mais notícias na coluna de Sebastião Nascimento
A CRV Lagoa possui ainda 10 mil doses estocadas de sêmen do Hotu Soledade.
Curte o conteúdo da Globo Rural? Ele também está no Globo Mais. Nesse aplicativo você tem acesso a um conteúdo exclusivo e às edições das melhores publicações do Brasil. Cadastre-se agora e experimente 30 dias grátis.
Source: Rural
Source: Import Rural