A 5ª edição do Prêmio Fazenda Sustentável, realizado nesta terça-feira (4/12) em São Paulo, foi marcada pela defesa de uma produção rural com viabilidade econômica e responsabilidade social e ambiental. Mais de 100 pessoas passaram pelo local. A cerimônia premiou as propriedades rurais mais sustentáveis do Brasil e reuniu produtores, empresários, especialistas e representantes do setor.
Neste ano, o Sítio do Moinho, no Vale de Itaipava, na região serrana do Rio de Janeiro, foi escolhido como a propriedade mais sustentável do Brasil. Com 52 hectares, a grande campeã dedica-se à olericultura orgânica e à produção de vegetais e pães orgânicos.
Siga a Globo Rural no Instagram
Representando a Bahia, a Fazenda Obrigado foi a segunda colocada do Prêmio. Destaca-se, na propriedade, a produção de coco vinculada à criação de abelhas polinizadoras. Já a terceira colocada foi a Fazenda Palmito, de Minas Gerais. A propriedade produz milho, soja, aveia, sorgo e café, além de contar com um rebanho leiteiro de alta qualidade.
Neste ano, o evento contou com um bate-papo entre o diretor de redação da Globo Rural, Bruno Blecher, e o vice-coordenador do Centro de Estudos de Sustentabilidade da Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (FGVces), Paulo Branco. O especialista não eximiu a agropecuária de sua parcela de culpa no aquecimento global, mas ponderou que o setor tem potencial para liderar a busca de soluções para promover a sustentabilidade.
Confira nossa galeria de fotos da cerimônia:
Curte o conteúdo da Globo Rural? Ele também está no Globo Mais. Nesse aplicativo você tem acesso a um conteúdo exclusivo e às edições das melhores publicações do Brasil. Cadastre-se agora e experimente 30 dias grátis.
Source: Rural
Source: Import Rural