A ministra indicada para o Ministério da Agricultura, deputada federal Tereza Cristina (DEM-MS), afirmou nesta terça-feira (4/12) que o diretor do Departamento de Promoção Comercial e de Investimentos do Itamaraty, embaixador Orlando Leite Ribeiro, é "um dos nomes fortes" para ocupar a Secretaria de Relações Internacionais do Agronegócio da Pasta. Ela deixou nesta terça o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), sede do governo de transição, após reunião com o presidente eleito Jair Bolsonaro.
Diplomata, Ribeiro tem o perfil solicitado pelo agronegócio para a abertura de novos mercados e, também, defender o setor dentro do governo nas negociações internacionais com países não alinhados à política de Bolsonaro. Entre os países estão China e as nações do mundo árabe, grandes clientes do país.
Siga a Globo Rural no Instagram
Tereza Cristina afirmou que a transferência da Fundação Nacional do Índio (Funai) para o Ministério da Agricultura ainda não está definida. "Tem essa chance". Outra indefinição é o ministro ou ministra do Meio Ambiente, um dos poucos nomes não anunciados. "Vamos ter outra reunião mais tarde", completou a deputada, sem detalhar o encontro, não previsto até o momento na agenda de Bolsonaro.
+ Futura ministra quer aproximar mais Agricultura e Relações Exteriores
+ Embaixador Ernesto Araújo é escolhido para Relações Exteriores
Curte o conteúdo da Globo Rural? Ele também está no Globo Mais. Nesse aplicativo você tem acesso a um conteúdo exclusivo e às edições das melhores publicações do Brasil. Cadastre-se agora e experimente 30 dias grátis.
Source: Rural
Source: Import Rural