A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) deve retomar os leilões de milho do Programa de Vendas em Balcão (ProVB) em todo o Brasil, para um total de 100 mil toneladas. A medida foi anunciada pelo presidente da Conab, Francisco Marcelo Rodrigues Bezerra.
Conforme Bezerra, o Conselho Interministerial de Estoques Públicos de Alimentos (Ciep) já aprovou a liberação de 100 mil toneladas do cereal para a venda por meio do ProVB. "Apesar disso, é necessário aguardar a aprovação e publicação no Diário Oficial da União de uma Resolução do Ciep e da Portaria Interministerial que detalha a venda. Antes disso, por questões legais, não é possível comercializar os estoques de milho no âmbito do ProVB, mesmo que haja nos armazéns", afirmou Bezerra.
>> FCStone prevê área maior de soja e milho em 2018/2019
A iniciativa ocorre após audiência de Bezerra, ocorrida na quarta, 10/10, em Brasília (DF), com o vice-presidente de Finanças da CNA e também presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (Faea), Muni Lourenço. Lourenço destacou que "os pequenos e médios produtores e criadores, que dependem desse fornecimento para a manutenção de suas atividades, estão tendo de comprar o milho nos estabelecimentos revendedores por preço que chegam a quase o dobro do valor comercializado pelo ProVB".
Segundo a CNA, no início do ano, foram liberadas 200 mil toneladas para a venda no ProVB em todo o País, mas o estoque foi insuficiente. No caso do Amazonas, as vendas foram paralisadas no início deste mês e já impactam a produção agropecuária, fato que também vem ocorrendo em outras unidades da Federação.
>> Preços do milho acumularam queda no mercado brasileiro em setembro
Gosta das matérias da Globo Rural? Então baixe agora o Globo Mais e acesse todo o conteúdo do site, da revista e outras publicações impressas do Grupo Globo no seu celular.
Source: Rural
Source: Import Rural