A Starbucks fechou uma parceria com a Alibaba Group Holding para entregar café e snacks na China, segundo fontes do mercado. O grupo norte-americano busca reverter um recente declínio nas suas vendas no país asiático. O acordo deve ser oficialmente anunciado nesta semana. Procurada, a Starbucks se recusou a comentar mas, na semana passada, a companhia divulgou que planeja contratar um parceiro para serviços de entrega na China. A entrega será feita pela Ele.me, startup de entregadores com motocicletas que foi comprada pela Alibaba Group Holding neste ano.
A Starbucks há muito tempo domina o mercado de café premium na China, com mais de 80% de participação em 2017, de acordo com estimativa da empresa de pesquisa Euromonitor International. Entretanto, a hegemonia tem sido ameaçada. No fim de junho, a empresa disse que uma operação do governo contra serviços de entrega terceirizados estava prejudicando as vendas. Na semana passada, a Starbucks relatou que as vendas na China caíram 2% no segundo trimestre.
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O grupo norte-americano também enfrenta o crescimento da concorrência, como a startup Luckin Coffee. A empresa abriu 660 pontos de venda desde janeiro. A maioria das lojas tem serviço de transporte feito com motocicletas. O pedido é feito por aplicativo e os clientes recebem a bebida de graça se ela não for entregue em 30 minutos.
O preço também é um problema: uma xícara média de café da Luckin custa US$ 3, ante US$ 4 da Starbucks. Segundo estimativa de analistas, a Luckin já teria capturado uma fatia de 5% do mercado local.
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