_O processamento de cacau na Europa subiu 7,3% no segundo trimestre deste ano ante igual período de 2017, a 356.109 toneladas, informou nesta segunda-feira (16/7) a Associação Europeia de Cacau (ECA, na sigla em inglês). Em relação aos três meses imediatamente anteriores, no entanto, houve recuo de 0,7%. No primeiro semestre, o continente acumula 714.541 toneladas processadas, avanço de 6,37% ante o intervalo de janeiro a junho do ano passado. A moagem considera o volume bruto da amêndoa que foi processado para a fabricação de manteiga e pó.
O resultado do segundo trimestre veio dentro das expectativas de analistas consultados pelo The Wall Street Journal, que projetavam um desempenho consistente, porém, aquém do trimestre anterior. Na variação anual, o crescimento foi o maior para o período desde a safra 2010/2011. A ECA representa 20 empresas do setor na União Europeia e Suíça, dentre elas a Barry Callebaut, Cargill Cacau & Chocolate, Ferrero, Nestlé e Mondelez Internacional. O incremento na moagem do continente é um importante indicativo de aumento na demanda global pela commodity.
Estima-se que os números de processamento referentes a América do Norte, da Associação Nacional dos Confeiteiros, e das companhias asiáticas, mensurados pela Associação de Cacau da Ásia, sejam divulgados nos próximos dias.
>> Mercado de cacau deve ter oferta menor que o esperado na safra 17/18
>> Cocoanect e Cargill defendem maior rastreabilidade do cacau
>> Preços do cacau seguem baixos, apesar da valorização em 2018
Source: Rural
Source: Import Rural