Na quinta-feira (5/7), acontecerá em Paranapuã (SP) o 1º Encontro de Produtores de Grãos do Noroeste Paulista (Epogrãos-NP). A iniciativa é de um grupo de produtores da região, apoiados pela Associação dos Produtores de Soja de São Paulo (Aprosoja-SP) e também por empresas parceiras. Segundo os organizadores, o objetivo do encontro é a troca de conhecimentos e experiências entre os produtores.
“Temos visto um aumento considerável da produção de grãos na região, mas muitos produzem de modo empírico, aprendendo com o vizinho. Queremos profissionalizar o produtor. Este evento é para isso”, destacou, em nota divulgada à imprensa, Edivaldo Jesus Manttuy, produtor em Paranapuã.
Entre os temas das palestras e debates, estarão o aumento da produtividade, o combate à pragas e a qualidade do plantio. Estão programadas, também, visitas a campo para experimentos com máquinas e tecnologias voltadas à produção de grãos.
O encontro terá a participação do presidente da Aprosoja Brasil, Bartolomeu Braz Pereira, do ex-presidente da entidade, Marcos da Rosa, e do presidente da Aprosoja-SP, Gustavo Chavaglia, que vão falar sobre o papel da associação no apoio aos produtores de soja em nível nacional.
De acordo com Edivaldo Manttuy, as chuvas regulares, os solos férteis e a alta produtividade aliados à boa logística estão fazendo muito produtores do noroeste paulista optarem pelo plantio de soja como cultura de rotação com a cana, que ainda predomina.
O regime de chuvas da região é uma das razões da diversificação da produção, pois as precipitações anuais variam de 1600 a 1800 milímetros. A produtividade média de soja é de 60 sacas por hectare, com picos de 72 a 75 sacas/ha em alguns casos, segundo a Aprosoja.
“Há muitas áreas de pastagens degradadas que aos poucos vão sendo ocupadas por soja. A dificuldade encontrada atualmente é conseguir área para o plantio. A safra 2018/2019 deve ter aumento de 20% na área plantada com soja, que ocupa cerca de seis mil hectares”, afirma Edivaldo.
O 1º Encontro de Produtores de Grãos do Noroeste Paulista ocorrerá no Sítio Santa Maria, que tem acesso pela rodovia Odilon Nogueira, km 10, que liga Mesópolis a Paranapuã. Para mais informações, confira o site da Aprosoja.
>> Em parceria com cana, área de soja poderia dobrar em São Paulo
Gosta das matérias da Globo Rural? Então baixe agora nosso aplicativo e receba alertas de notícias no seu celular, além de acessar todo o conteúdo do site e da revista. E se você quiser ler todas as publicações da Globo, baixe agora o Globo Mais.
Source: Rural
Source: Import Rural