A Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA, na sigla em inglês) propôs na terça-feira mudanças regulatórias para liberar as vendas de gasolina com uma mistura de 15% de etanol, conhecida como E15, durante todo o ano.
Atualmente, a EPA proíbe a E15 durante o verão, por temores de que a mistura contribua para aumentar a fumaça em dias quentes. Normalmente, a gasolina no país contém 10% de etanol.
A EPA agendou uma audiência pública sobre o assunto para 29 de março. O presidente Donald Trump tinha prometido a mudança para importantes Estados agrícolas e seus membros republicanos no Congresso.
+ Etanol sobe em 20 Estados e no DF, diz ANP; preço médio avança 3,91% no País
+ Com 8 usinas em operação, moagem soma 543 mil t na 2ª quinzena, diz Unica
Nos EUA, o etanol é feito principalmente com milho e o setor consome cerca de um terço da safra doméstica do cereal. "Reconhecemos os esforços do governo para cumprir a promessa do presidente", disse Emily Skor, líder do Growth Energy, grupo que representa produtores de etanol.
Empresas de petróleo disseram que a medida pode resultar em preços mais altos de gasolina, e questionaram a autoridade da EPA para determinar a mudança. "O governo precisa eliminar essa política contrária ao consumidor", disse o executivo Frank Macchiarola, do Instituto Americano do Petróleo
A EPA também propôs mudanças no sistema de créditos de etanol, para aumentar a transparência do mercado e coibir a manipulação de preços.
Curte o conteúdo da Globo Rural? Ele também está no Globo Mais. Nesse aplicativo você tem acesso a um conteúdo exclusivo e às edições das melhores publicações do Brasil. Cadastre-se agora e experimente 30 dias grátis.
Source: Rural
Source: Import Rural