A Agropecuária estagnou em 2018. O Produto Interno Bruto da atividade rural encerrou o ano passado próximo da estabilidade, com alta de apenas 0,1%, de acordo com dados divulgados nesta quinta-feira (28/2) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Na comparação com o quarto e terceiro trimestres do ano passado, a expansão foi de apenas 0,2%. E em relação ao quarto trimestre do ano passado, o crescimento foi mais expressivo e setor registrou expansão de 2,4%. A geração total de riqueza no setor foi de R$ 297,8 bilhões.
+ Valor da produção agropecuária deve crescer 2% em 2019
+ China quer ampliar cooperação com o Brasil no agro
Após o crescimento recorde em 2017, a agropecuária teve variação positiva de 0,1% em 2018, decorrente, principalmente, do desempenho da agricultura, com destaque para o café (+29,4%), algodão (+28,4%), trigo (+25,1%) e soja (+2,5%). Por outro lado, houve quedas em lavouras como a do milho (-18,3%), laranja (-10,7%) arroz (-10,7%) e cana (-2%).
No resultado geral, a economia brasileira encerrou o ano passado, com crescimento de 1,1%. Além da estabilidade na agropecuária, o ano foi marcado por retração na atividade industrial (-0,3%) e na Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF), que mede o nível de investimentos do país. A queda foi de 2,5%.
Curte o conteúdo da Globo Rural? Ele também está no Globo Mais. Nesse aplicativo você tem acesso a um conteúdo exclusivo e às edições das melhores publicações do Brasil. Cadastre-se agora e experimente 30 dias grátis.
Source: Rural
Source: Import Rural