A colheita da safra 2018/19 de soja perdeu ritmo e está mais lenta do que nas semanas anteriores, devido às fortes chuvas registradas em boa parte do Brasil na semana passada.
Segundo a AgRural, mesmo com este cenário, 45% da área cultivada com a oleaginosa no país já tinha colhida até quinta-feira (21), contra 25% de 2018 e 27% na média de cinco anos. O total do avanço da semana foi de nove pontos percentuais.
Mato Grosso segue na liderança da colheita, com 80% de sua área já colhida. Em seguida estão Rondônia (70%), Goiás (67%), Mato Grosso do Sul (57%), São Paulo (55%) e Paraná (45%).
+ Lollapalooza terá rock rural de dupla de fazendeiros franceses
+ Produtores de arroz terão R$ 500 mi para financiar estocagem e comercialização
Mesmo com as chuvas resultando em lotes com umidade entre 22% e 25% em algumas áreas, não foram reportadas avarias ou perdas na soja que ainda está no campo, destaca a AgRural, em nota divulgada nesta segunda-feira (25/02). Além disso, a agência pontua que as precipitações foram boas para as áreas que ainda estão enchendo grãos no Matopiba, Rio Grande do Sul e Minas Gerais.
A AgRural reduziu a estimativa de produção de soja na safra brasileira 2018/19 no início de fevereiro: ela diminui para 112,4 milhões de toneladas. Uma nova estimativa será divulgada em março.
Curte o conteúdo da Globo Rural? Ele também está no Globo Mais. Nesse aplicativo você tem acesso a um conteúdo exclusivo e às edições das melhores publicações do Brasil. Cadastre-se agora e experimente 30 dias grátis.
Source: Rural
Source: Import Rural