Skip to main content
leite (Foto: Ernesto de Souza/ Ed. Globo)

 

A construção de uma agenda estratégica para o setor lácteo foi discutida na terça-feira (12/2), em Brasília, durante reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Leite e Derivados, informou em nota a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

Após ter se reunido, no início do mês, com a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, o setor leiteiro nacional se comprometeu a discutir e apresentar propostas que integrarão um plano plurianual 2020/2023 para o agronegócio brasileiro, em elaboração no Ministério da Agricultura.

+ Governo manteve competititvidade do leite, diz Bolsonaro 
+ Cepea/Leite: alta de preço compensa aumento dos custos de produção

Conforme a CNA, os principais pontos debatidos foram política agrícola, defesa agropecuária, estrutura, organização e fomento da cadeia produtiva, pesquisa e inovação, mercado externo e assuntos fundiários.

Segundo o presidente da Câmara e da Comissão Nacional de Pecuária de Leite da CNA, Rodrigo Alvim, na área de política agrícola, por exemplo, a ideia é ampliar o acesso ao crédito, reduzindo taxas de juros junto aos bancos e flexibilizando os termos de garantia. Além disso, a criação de um seguro específico para os produtores de leite, como de proteção de margem, também foi tratado.

Em relação à defesa agropecuária, o setor pede a efetivação do Programa Nacional de Melhoria da Qualidade do Leite (PNQL), com metas claras e objetivas e a harmonização de procedimentos de inspeção. Para pesquisa e inovação, foi mencionada a validação de novos testes para diagnóstico de brucelose e tuberculose.

Curte o conteúdo da Globo Rural? Ele também está no Globo Mais. Nesse aplicativo você tem acesso a um conteúdo exclusivo e às edições das melhores publicações do Brasil. Cadastre-se agora  e experimente 30 dias grátis.

 

Source: Rural

Source: Import Rural

maranello

Author maranello

More posts by maranello

Leave a Reply