Goiás deve plantar 30% mais algodão na safra 2018/19, com área de 42,53 mil hectares – no ciclo anterior, foram cultivados 32,67 mil hectares. A informação é da Associação Goiana dos Produtores de Algodão (Agopa), em nota. "Os números mostram que a recuperação da cotonicultura goiana é sólida, com aumento de 60,7% nas duas últimas safras, visto que, em 2016/17, foram cultivados 26,49 mil hectares", diz a associação.
+ Quebra na safra de soja em Goiás será de até 20%
+ EUA reduzem estimativa para a produção de soja e milho no país
+ Brasil melhora a qualidade do algodão e tem safra recorde
A Agopa credita o otimismo com a fibra à boa rentabilidade e à forte demanda do mercado internacional. "O mercado está atraente, com preços bons. Também aumentou a confiança do produtor nos novos materiais que entregam produtividade maior", diz o presidente da Agopa, Carlos Alberto Moresco.A produtividade, de fato, deve avançar no Estado, para 299,51 arrobas por hectare – ante 285 arrobas por hectare na safra passada.
A associação não fez estimativa de produção total, mas menciona que, caso as condições climáticas sejam favoráveis, naturalmente vai haver crescimento.O mais recente levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgado em janeiro, indica que o País deve semear área 25,3% maior, por volta de 1,472 milhão de hectares. "Fatores como câmbio, baixos níveis de estoques internacionais, evolução dos preços nas principais praças produtoras e bom ritmo das exportações contribuirão para que esse quadro se consolide", diz a Conab, em texto referente ao quarto levantamento da safra 2018/19.
Source: Rural
Source: Import Rural