No Rio Grande do Sul, a umidade e as temperaturas elevadas ao longo desta semana favoreceram o bom desenvolvimento das lavouras de soja, informou a Emater. Apenas nas áreas mais ao sul do Estado, como Campanha e Fronteira Oeste, onde choveu mais, o solo encharcado comprometeu a produção e a produtividade.
"Essas regiões atingidas pelas enxurradas representam 18% da área de soja no Estado e os produtores que contrataram seguro agrícola serão acompanhados até o período de colheita para quantificação das perdas e tomada de decisão quanto ao acionamento do seguro", disse a empresa, em relatório.
Já as lavouras de milho apresentam, em geral, boas condições de desenvolvimento, com expectativa de boa produção, disse a Emater. "Mais de 30% da área plantada está em fase de enchimento de grãos, 17% estão maduras e outras 17% de área, colhidas".
Nas regiões Celeiro e Noroeste Colonial, o milho colhido está com umidade acima do ideal, exigindo secagem. Segundo a Emater, não foram constatados danos devido ao excesso de chuvas.
+ China e EUA tendem a chegar a um acordo, segundo CEO da Cargill em Davos
+ Produtor projeta safra menor de soja, mas chuva limita quebra
Curte o conteúdo da Globo Rural? Ele também está no Globo Mais. Nesse aplicativo você tem acesso a um conteúdo exclusivo e às edições das melhores publicações do Brasil. Cadastre-se agora e experimente 30 dias grátis.
Source: Rural
Source: Import Rural