Skip to main content
campo-interior-fazenda-rural-propriedade-terra-agro-agricultura (Foto: Fernando Martinho)

 

No módulo de finanças e sustentabilidade do Programa de Gestão do Agronegócio, realizado pela Fundação Dom Cabral em parceria com a revista Globo Rural, os alunos visitaram as Fazendas Alvorada e Brejão, que somam 1.000 hectares de área útil e ficam em Paranoá (DF), próximo à rodovia DF-100.

Referências por aliar tecnologia e produtividade à sustentabilidade, as propriedades modelo são da família Matté, que há mais de 40 anos trabalha no agronegócio e há 20 anos está na região. "Graças ao uso de tecnologias e de bons planejamentos na gestão dos cultivos, temos crescido muito nossa produtividade. Nos últimos 10 anos, dobramos a produção sem aumentar as áreas de plantio", explica o agrônomo William Matté, que administra as fazendas.

Siga a Globo Rural no Instagram

Para André Martins, da Fazenda Paraíso, de Nova Lima (MG), visitar as fazendas modelo foi muito importante para mostar diferentes tipos de manejo e como é possível ser mais sustentável e também mais eficiente de várias formas, inclusive financeiramente. "Às vezes, precisamos perceber que coisas que sempre fizemos como agricultor, podem ser feitas de maneira diferente", diz o aluno.

"O curso está sendo muito interessante porque é uma maneira de nós tirar da zona de conforto e nos fazer pensar qual é o nosso posicionamento de mercado, como que a gente está, o que podemos fazer para dar uma diferenciada no nosso segmento, melhorar e conseguir prosperar futuramente", complementa André Martins.

Curso de gestão do agronegócio tem início em Minas Gerais

Segundo o professor associado da Fundação Dom Cabral, José Pedro Barbosa Lins, a visita a uma fazenda modelo é fundamental porque traz na prática exemplos do processo e dos negócios na área de agrobussiness de uma forma diferente. "Os alunos tiveram uma oportunidade de aprendizado prático nessa visita ao Distrito Federal", afirma o professor.

"O programa acrescenta fortemente uma oportunidade aos executivos do agronegócio brasileiro a enxergarem seus negócios de maneira diferente, pensando na sustentabilidade, na perenidade, e como transformar esses negócios ou perenizá-los ao longo do tempo", conclui José Pedro Barbosa Lins.

Confira quem são alguns dos palestrantes do programa de Gestão no Agro

No próximo módulo, em fevereiro de 2019, os alunos da primeira turma do programa irão discutir sobre tecnologia e logística na Fundação Dom Cabral, em São Paulo. E no último módulo, marcado para março, os temas abordados serão "Pessoas, Gestão Comercial e Marketing".

Curte o conteúdo da Globo Rural? Ele também está no Globo Mais. Nesse aplicativo você tem acesso a um conteúdo exclusivo e às edições das melhores publicações do Brasil. Cadastre-se agora e experimente 30 dias grátis.

Source: Rural

Source: Import Rural

maranello

Author maranello

More posts by maranello

Leave a Reply