Já passei veneno para fungo, mas não consegui eliminar essas bolas que aparecem no ficus que tanto gosto. O que posso fazer sem precisar cortá-lo?
Adriana Valler, via Facebook
É provável que o ataque de uma bactéria tenha causado a formação de galhas no ficus. A poda é o recurso recomendado para eliminá-las, já que não existe controle eficiente com uso de pesticidas. Para evitar a entrada de patógenos, pincele mensalmente sobre as cicatrizes do corte uma pasta preparada à base de sulfato de cobre. Como a doença pode ser transmitida para outras figueiras, principalmente por meio de ferramentas contaminadas, mergulhe-as em água sanitária por meia hora após a realização da poda. Para um melhor diagnóstico, solicite a visita de um engenheiro agrônomo da prefeitura local, ou mande uma amostra da planta atacada para o Instituto de Botânica.
Leia também:
>> GR Responde: conheça as galhas
>> Verrugas nas folhas da mandioca podem ser sinal de pragas
CONSULTOR: SHOEY KANASHIRO, engenheiro agrônomo e pesquisador científico do Instituto de Botânica, Núcleo de Pesquisa em Plantas Ornamentais, Av. Miguel Stéfano, 3687, CEP 04301-012, São Paulo (SP), tel. (11) 5067-6201, skanashi@uol.com.br
Gosta das matérias da Globo Rural? Então baixe agora o Globo Mais e acesse todo o conteúdo do site, da revista e outras publicações impressas do Grupo Globo no seu celular.
Source: Rural
Source: Import Rural