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copo-cerveja-balcao-boteco (Foto: CC0 Public Domain)

 

Raymundo Nonato era uma lapa de homem: alto, forte e burro que nem uma porta. A árdua faina de estivador moldara nele um físico avantajado. Enquanto seus colegas de estiva mal conseguiam carregar um saco de sessenta quilos nas costas, Raymundo levantava dois deles com a maior naturalidade. São, era uma moça; de fogo, era a imagem do próprio cão. Porém, quem confunde timidez com maricagem, ou polidez com fraqueza, dá sopa pro azar. E Raymundo deu essa sopa.

Num forró perto do cais do porto do Recife, ele irrompeu pela porta e pelo porteiro adentro. Já meio bêbado — que é para piorar o quadro —, deu um chute na reluzente vitrola automática, espalhando faíscas, discos 78 e cacos de galalite por todos os lados. Logicamente, houve um susto geral seguido por um sepulcral silêncio. Num solo digno de um baixo profundo, o cabra-macho falou: 

— Hoje eu não quero ver nenhum homem na minha frente. Só mulher. Eu estou a fim de dançar com todas elas. Sozinho! O besta que ficar apanha. 

Em seguida, passou a mão na mulata mais "picotada" do lugar e começou a dançar. Assobiando, é, claro, pois a vitrola já era história.

Os homens presentes, por precaução, bom senso ou medo mesmo, foram saindo de mansinho para não atrapalhar a coreografia do valentão. 

O salão ficou recheado de mulheres a não ser por uma única exceção: um baixinho feio pra daná que continuou tomando a sua cervejinha sentado à sua mesa de costume. 

O "Gene Kelly" do agreste achou que havia ganho a noite, quando numa pirueta mais arrojada, relanceou os olhos pelo baixinho. Absolutamente seguro de si, pensou que era uma cabrocha de cabelo curto, uma anã ou até uma paraíba de plantão. Quem seria doido o bastante para enfrentar a ira de quase dois metros de ignorância e músculos? Continuou a dançar, mais de vez em quando olhava por cima de sua partner para conferir aquela estranha criatura. 

Não aguentando mais de curiosidade, perguntou pra Daguimar: 
— Daguinha, quem é aquela coisa que tá sentada ali no canto? 
— Ah, aquele é o cabo Felinto. Ele vem aqui todas as noites. Não dança, não quer conversa com ninguém. Só faz beber aquela cerveja. 

O cabloco não acreditou no que estava ouvindo. Com que então, aquele "feia" da mãe estava desafiando o grande Raymundão? Fervendo de "reiva", "Mundão" começou a "carregar" a Daguimar para os lados do baixinho. Quando chegou a poucos passos da futura vítima, explodiu: 
— Eu já não falei que eu quero dançar sozinho? Có a muléstia!
O baixinho nem levantou os olhos.
— Ô espirro de piroca, tu é moco? 
Aí o baixinho resolveu responder:
— Meu senhor, o senhor já está dançando sozinho e vai continuar assim, pois eu não tenho a menor intenção de concorrer consigo. Eu só quero tomar a minha cerveja em paz. Só isso.

O Raymundo atingiu dez. Arremesou a Daguimar no outro lado da sala e partiu pra cima daquele atrevido.

theo-de-barros-jornalista-musico-cronica (Foto: Divulgação)

Ao ver aquele armário desembutido vindo em sua direção, o baixinho com a maior calma do mundo desembainhou uma peixeira vazada com a mão direita e enfiou-a até o cabo na sua própria mão esquerda, espalmada em cima da mesa. Em seguida, encarou o Raymundo e disse: 
Pois agora é que eu não saio mesmo!
O Mundão estancou!

Olhos nos olhos, o baixinho sentado como se nada houvesse acontecido, e o Raymundo, subitamente sóbrio, tremendo feito vara verde.
Não se ouvia o ruído de uma muriçoca. Como quem avista cobra peçonhenta, Raymundão foi colocando um pé atrás do outro e de marcha à ré saiu do bordel afora. 
— O disgranhento que faz isso com a própria mão o que fará com a mão alheia?
E foi pra casa entabular essa nova ressaca.

*Crônica publicada na edição nº 141 da Revista Globo Rural, de julho de 1997.

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Source: Rural

Source: Import Rural

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