A Exposição Internacional do Nelore (Expoinel), que está sendo realizada na terra do zebu, Uberaba (MG), fecha o ano-calendário do ranking nacional da raça. Tem julgamento, leilões, palestras, desfile de touros comprovados e muito mais. Uberaba está muito agitada.
Considerada uma das maiores do mundo em número de animais de uma única raça, em sua edição 2017 contou com a participação de cerca de 900 animais entre Nelore e Nelore Mocho. Nos 11 leilões realizados, o volume de negócios chegou a cerca de R$ 15 milhões. Esses números devem ser superados neste ano.
A Expoinel abriga novamente a Expobrahman, realizada pela Associação dos Criadores de Brahman do Brasil (ACBB), a ExpoGil, realizada pela Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro (ABCGIL) e, também a 2ª Exposição Guzerá Centro Sul, realizada pela Associação dos Criadores da Raça Guzerá do Centro Sul.
A exposição acontece no Parque de Exposições Fernando Costa e é promovida pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB).
>> Expointer, principal feira brasileira, agita o Rio Grande
Consagração
Os touros Kayak Te Mafra e Nasik FIV Perboni são as apostas da Alta, de Uberaba (MG), líder no mercado de inseminação artificial do país, durante a participação da empresa na Expoinel. “As progênies dos nossos touros virão muito fortes, esperamos sucesso!”, diz Rafael de Oliveira, gerente de produto corte zebu da Alta.
A Alta apresenta também o catálogo de touros e leva orientação aos criadores, para que escolham o melhor touro para sua produção. Dessa forma, a empresa disponibiliza a análise de personalidade dos reprodutores. “Disponibilizamos uma importante ferramenta para que os criadores possam identificar o reprodutor ideal para sua real demanda de produção. Oferecemos também programas e serviços para a melhoria genética do rebanho por meio de um pacote tecnológico completo”, explica Oliveira.
Diversas progênies de touro da Alta também serão apresentadas durante a 20ª Exposição Nacional do Gir Leiteiro, que ocorre durante a Expoinel. “Além dos touros, queremos também destacar no evento nosso último lançamento, Genômico de Gir Leiteiro, que tem o objetivo de fortalecer a raça com informações genômicas e sobre produção de leite, desde a idade ao primeiro parto e intervalo entre partos”, diz o gerente de produto leite nacional da Alta, Guilherme Marquez.
>> Expogenética em Uberaba apresenta até touros nelore genotipados
O Congresso Internacional de Suinocultura, Pork Expo 2018, vai ser realizado nos dias 26 e 27 deste mês, no Hotel Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, em Foz do Iguaçu, no Paraná.
O evento comemora 16 anos e debate os desafios da cadeia produtiva nos próximos 2 anos: aumento das exportações de carne e do consumo interno, custos de produção menores e manutenção da sanidade.
O Congresso Internacional de Suinocultura nasceu em 2002 e se consolidou como o maior do setor. O conteúdo do Congresso Internacional de Suinocultura vai contar com quarenta palestras técnicas e de mercado, painéis e workshops, apresentados por profissionais do porte como Alysson Paolinelli, ex-ministro da Agricultura.
A demanda por carne suína vai crescer nos próximos anos, principalmente em países como China, Índia e Indonésia, além das nações africanas. “O evento pretende estimular o debate sobre como vamos nos preparar para atender essa demanda”, explica Flávia Roppa, diretora da Safewayagro, organizadora do evento e presidente da Pork Expo 2018.
>> Mais notícias na coluna de Sebastião Nascimento
Gosta das matérias da Globo Rural? Então baixe agora o Globo Mais e acesse todo o conteúdo do site, da revista e outras publicações impressas do Grupo Globo no seu celular.
Source: Rural
Source: Import Rural