Os vencedores da 34ª edição do Prêmio Gerdau Melhores da Terra são a transplantadeira de mudas PH1 da Yanmar, que ganhou na categoria Agricultura Familiar, e o Pegasus 4.6 AIR, distribuidor de fertilizantes e sementes da PLA, premiada no quesito Agricultura de Escala.
O anúncio foi realizado na segunda-feira (27/8), durante a 41ª Expointer, realizada na cidade de Esteio, no Rio Grande do Sul.
Leia também:
>> Banco DLL prevê aumento de até 15% no volume de negócios na Expointer
>> Sicredi aumenta em 51% o volume financeiro negociado na Expointer
A máquina da Yanmar, fabricante japonesa, é voltada para o transplantio de mudas de hortaliças, como alface e couve. A transplantadeira substitui o trabalho manual do agricultor, inserindo as mudas no solo de maneira automatizada. A PH1 tem potência de 2,4 cavalos, motor a gasolina 4 tempos, e o tanque tem capacidade para 2,4 litros. De acordo com a Yanmar, ela consome pouco combustível, oferece autonomia de até sete horas e rendimento a partir de duas mil mudas por hora. "O equipamento diminui o esforço físico e permite uniformidade no plantio, além de menos desperdício", afirmou Renato Levien, coordenador da Comissão Julgadora do prêmio.
Já o distribuidor da PLA, companhia da Argentina, atua espalhando no solo insumos sólidos granulados, tais como sementes e fertilizantes. O sistema é mecânico-pneumático, que promete gerar mais produtividade e reduzir o desperdício. Segundo a empresa, a distribuição acontece ao longo de 18 pontos nas barras. Além disso, com o Pegasus 4.6 AIR é possível aplicar taxas variáveis entre 8 kg e 250 kg no conceito de agricultura de precisão.
O Pegasus 4.6 AIR tem motor MWM de 218 cavalos, piloto automático, bitola ajustável (2,80 a 3,20 metros) e tanque de produto com 4,6 m², por exemplo. "Depois de dois anos desenvolvendo a máquina, ganhar o prêmio foi a cereja do bolo. Queremos sempre oferecer ao nosso público os melhores equipamentos", falou Maximiliano Cassalha, diretor comercial e de marketing da PLA.
Leia também:
>> Venda de máquinas agrícolas sobe 49,1% em junho ante maio
>> Para cada trator comprado nos últimos 11 anos, 4 trabalhadores foram dispensados
O Melhores da Terra ocorre duas vezes ao ano e destaca os melhores instrumentos e máquinas para utilização no campo. A primeira entrega de títulos de 2018 aconteceu em maio durante a Agrishow, realizada em Ribeirão Preto (SP). Para a Expointer, a companhia siderúrgica recebeu 31 inscrições. Um júri composto por sete especialistas avaliou critérios como segurança, economia, preocupação ambiental, nicho de mercado e até a forma como as máquinas são divulgadas para o público para definir os vencedores.
De acordo com Marcos Faraco, diretor executivo da Gerdau, o impulso de venda de máquinas agrícolas e insumos tem sido ótimo para a empresa. "Nos últimos cinco anos, investimos R$ 5 bilhões na produção de aços planos e olhamos com grande foco na inovação. Queremos ser estímulo para o desenvolvimento", declarou.
*A jornalista viajou a convite da Gerdau.
>> Expointer supera os R$ 2 bilhões em negócios em 2017
Gosta das matérias da Globo Rural? Então baixe agora o Globo Mais e acesse todo o conteúdo do site, da revista e outras publicações impressas do Grupo Globo no seu celular.
Source: Rural
Source: Import Rural