A Marinha do Brasil autorizou, em portaria emitida na terça-feira, 24/07, os primeiros testes de navegação do projeto "Barra Norte", que tem por objetivo aumentar a eficiência logística das operações na Barra Norte do Rio Amazonas e melhorar a segurança da navegação na região.
Os primeiros testes ocorrem na região do Canal do Curuá, onde o calado foi ampliado de 11,50 metros para 11,70 metros – o que permite que os navios graneleiros possam ser totalmente carregados. "O ganho de 20 centímetros de calado vai permitir que cada navio possa transportar em média 1.800 toneladas a mais de carga. Isso significa diminuição de custos logísticos e otimização das operações de escoamento de grãos e minério na região", avalia Murillo Barbosa, diretor-presidente da Associação de Terminais Portuários Privados (ATP), entidade que lidera o projeto "Barra Norte".
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A ATP destaca ainda que o projeto trará benefícios para o corredor Arco Norte, rota logística de escoamento da produção brasileira, onde estão situados terminais portuários que utilizam como via de saída a Barra Norte.
O "Barra Norte" é realizado em parceria com o Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que está à frente dos estudos técnicos, Marinha do Brasil e Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).
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