Agricultores da Argentina avançaram no planto da safra de trigo, que chegou nesta semana a 20,3% da área. A proporção corresponde a 1,23 milhão dos 6,1 milhões de hectares reservados para o cereal no atual ciclo agrícola, de acordo com relatório semanal divulgado pela Bolsa de Cereais de Buenos Aires.
“As boas condições climáticas registradas na última semana permitiram avançar com os trabalhos de semeadura do trigo e superar o primeiro milhão de hectares”, informam os analistas. Apesar do avanço de 12,1 pontos percentuais em relação à semana passada, há um atraso de 1,1 ponto em relação ao mesmo período em 2017.
>>> Deral: plantio de trigo no PR vai a 78%; colheita de milho safrinha chega a 1%
>>> Consumo de farinha de trigo caiu no ano passado; 2018 é de recuperação
A área estimada para a atual temporada é 7,01% maior que a do ciclo passado, quando foram plantados 5,7 milhões de hectares. O Noroeste da Argentina é onde o plantio mais avançou. Até esta semana, as máquinas percorreram 61% do total, o equivalente a 237,9 mil dos 390 mil hectares estimados de lavouras de trigo na região.
O menor avanço no trabalho de campo foi constatado na região central da província de Buenos Aires, com apenas 4% plantados. A proporção equivale a 12,8 mil dos 320 mil hectares que devem ser semeados com o cereal nesta safra.
Source: Rural
Source: Import Rural