Skip to main content
frigorifico-aves-frango-galinha (Foto: Globo Rural)

 

A suspensão de plantas frigoríficas de carne de frango pela União Europeia é infundada e não se ampara em riscos sanitários e de saúde pública. É o que afirma, em nota, a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), que representa a indústria de frango do país.

“A decisão tomada hoje pela Comunidade Europeia é desproporcional e inconsistente diante das regras estabelecidas pelo Acordo de Medidas Sanitárias e Fitossanitárias da Organização Mundial do Comércio (OMC)”, diz o comunicado.

Na decisão, anunciada nesta quinta-feira (19/4), a União Europeia suspendeu exportações de carne de frango de 20 unidades frigoríficas brasileiras. O bloco informou ter sido resultado de votação unânime dos representantes dos países-membros. A medida foi justificada em “deficiências detectadas no sistema brasileiro oficial de controle sanitário”.

Para a ABPA, trata-se de protecionismo. A entidade reforçou que está encomendando um estudo que servirá de base para o questionamento que o Brasil pretende fazer na Organização Mundial do Comércio (OMC).

 

Source: Revista Globo Rural

maranello

Author maranello

More posts by maranello

Leave a Reply